segunda-feira, 30 de março de 2015

A Hora do Planeta em Recife no Marco Zero

Fotos e reportagem Silvana Guimarães local Marco Zero
No último sábado dia 28 de março aconteceu em 400 cidades "A Hora do Planeta", que apagaram suas luzes exatamente as 20h30. É um movimento global organizado pelo movimento não governamental WWF. Essa iniciativa tem sido adotada na cidade do Recife, há três anos, sendo esse o terceiro ano que  participa com apresentações culturais e artísticas. Muitas pessoas esperavam com ansiedade as luzes se apagarem no Marco Zero para verem o espetáculo que encantou o público sendo apresentado por dois atores, René Ribeiro e Soraia Silva,  que fizeram a abertura de forma lúdica.Em seguida chamaram a próxima apresentação "Trupe Circo" um espetáculo circense de malabares, elementos pirotécnico florescentes que acendiam no escuro. A bailarina contemporânea e clássica Ane Costa mostrou suas habilidades, dançando com a sapatilha de ponta. O evento terminou com os batuques do Maracambuco, que deram um verdadeiro show.
Hilda Torres trabalha com Educação Ambiental na área de arte e educação do Recife, ela explica como surgiu essa Hora do Planeta "Em 2007 a Austrália foi o primeiro país que começou com a iniciativa dia 28 de março,  na realidade no último sábado de março, todos os anos  apagavam as luzes numa determinada área do país, com o objetivo que a população tenha essa consciência de desenvolver  em relação ao aquecimento global.Os outros países começaram a acolher também essa proposta do aquecimento global. No dia 28 de março as 20h:30 cada país adaptando seu horário, apagam as luzes", explica Hilda.
 Mauricio Guerra secretário executivo de sustentabilidade da Secretaria do meio ambiente e sustentabilidade do Recife, comenta a importância dessa mobilização planetária: " A hora do planeta  ela é interessante porque é um movimento global, mas também esse tipo de ação faz parte é necessária porque ela está articulada com nossa política de sustentabilidade, mudanças climáticas, nós temos que conduzir a nossa cidade para que ela tenha condições de ter um novo perfil de crescimento, e o consumo sustentável é uma estratégica essencial que coloca a população participante desse processo, hoje faz esse ato como um ato de sensibilização da população, a partir daí conduzir políticas públicas  que façam que tenha o menor consumo dos recursos naturais do nosso planeta e o Recife está dentro desse processo no mundo todo.
 O secretário complementa sua opinião " Esse  evento é fundamental bastante importante porque destaca a população a perceber a importância de reduzir nosso consumo  energético, e coloca a cidade alinhada nesse processo. Recife vem hoje trabalhando inventário de carbono,fizemos apresentamos, estamos com o plano para reduzir as emissões de carbono da cidade.Esse tipo de evento colabora para que a população se sinta engajada e possa estar conosco participando de um Recife bem melhor sustentável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário